How Can We Help?

Microcrédito para MEI pelo BNDES

Voltar

Muitas vezes, o Microempreendedor Individual não consegue se organizar financeiramente de modo a fazer seu negócio prosperar. Para escapar do apuro e investir na empresa, pequenos empreendedores buscam recursos externos, como bancos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Social é um dos bancos que disponibiliza microcrédito. Vamos entender melhor como isso funciona.

 

O que é um Microcrédito?

Microcrédito é um uma linha de empréstimo que tem valores e taxas de juros mais baixos.

 

Sobre o Microcrédito do BNDES:

  • O que é?

É um financiamento de até R$20 mil destinados a microempreendedores formais e informais.

 

  • Quem pode solicitar?

Pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, ou seja, aquelas que obtenham receita bruta igual ou inferior a R$360 mil por ano.

 

  • O que pode ser financiado?

Essa linha de empréstimo pode ser usado para Capital de Giro e investimentos, como obras, aquisição de máquinas e equipamentos e compra de materiais.

 

  • Como solicitar?

Primeiramente, o microempreendedor deve enviar uma solicitação do financiamento pelo Canal do Desenvolvedor MPME. Nele, o empresário irá responder perguntas sobre ele e a empresa, explicar para quais tipos de investimentos precisa do recurso e escolher os agentes operadores com quem pretende fazer negócio. Depois, a solicitação será analisada pelos agentes selecionados e o o empreendedor, por email, receberá notificações sobre o pedido e poderá acompanhar o andamento do processo pelo site.

OU

Dirija-se diretamente ao agente operador do BNDES Microcrédito mais perto da sua região, chamados de Agentes Operadores de 1º piso.

OU

Caso não encontre um agente na sua região, consulte as instituições financeiras que oferecem redes próprias de agentes operadores de microcrédito, chamadas de Agentes Operadores de 2º piso, são os Agentes de Intermediação.

 

  • Taxas de Juros

A taxa de juros é negociada entre o agente operador e o cliente, mas não pode passar de 4% ao mês,já  levando em conta todos os encargos.

 

  • Taxa de Abertura de Crédito (TAC)

Essa taxa é uma taxa administrativa que poderá ser cobrada pelo agente operador no momento da abertura do crédito, mas não pode exceder 3% sobre o valor financiado.

 

  • Participação do BNDES

O BNDES pode participar de até 100% do valor a ser financiado.

 

  • Prazo para liquidação do financiamento

O prazo para pagamento do financiamento é negociado pelo cliente diretamente com o agente operador.

 

  • Garantias

As garantias também são negociadas pelo cliente diretamente com o agente operador. Não são exigidas garantias reais, uma vez que a maioria das transações tem como garantia o aval solidário. Nesse tipo de aval, se uma pessoa do grupo não cumpre seus compromissos, ou seja, não pagar o que deve, todas as outras são solidariamente responsáveis pela dívida.

 

  • Mais informações

Para solicitar um financiamento pelo BNDES, alguns requisitos devem ser preenchidos, como estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais; ter capacidade de pagamento e não estar em regime de recuperação de crédito. Para mais detalhes sobre quem pode ser cliente, o que pode ser financiado, condições de pagamento e como funciona o financiamento, inclusive não sendo MEI, visite o Guia de Financiamento de BNDES.

 

Considerações finais

O microcrédito é uma boa opção para quem busca financiamento externo para alavancar seu negócio, mas é preciso ter em mente que, ao obter o empréstimo, mesmo que seja um valor baixo com baixas taxas de juros, obtém também o compromisso de pagar as parcelas no futuro. Sendo assim, o empreendedor terá dinheiro agora, mas terá que liquidar essa dívida no futuro. Por isso, é recomendável que o microempreendedor busque empréstimo somente para investir no crescimento da empresa, quando for necessário.

Próxima MEI precisa de contabilidade?
Sumário